top of page

Olá

Seja Bem-vindo(a) ao Instituto Magacho de Ensino em Saúde - IMES -, associação privada sem fins lucrativos sediada em Fortaleza, no Ceará, que trabalha para estabelecer uma rede de ajuda que conecta empresas privadas, médicos e pacientes e, assim, oferece tratamentos dermatológicos clínicos ou cirúrgicos, com fins  estéticos/reparadores, de forma gratuita ou, pelo menos, com valores subsidiados, abaixo do custo.

O IMES mantém com recursos próprios e de maneira autossustentável o ambulatório popular de dermatologia, fundado em 2005, e promove oportunidades de difusão do conhecimento na área, apoiando cursos, congressos e eventos, além de oferecer bolsas de vivência para jovens médicos.

Nossa história

O Instituto Magacho de Ensino em Saúde - IMES - é um a associação privada, sem fins lucrativos, que atua aproximando médicos e pacientes para facilitar o acesso ao ensino médico prático e, por outro lado, acesso a tratamentos de alto custo aos pacientes com baixo poder aquisitivo.

 

Para tanto, junto à Biomedfor Eventos Médicos, organiza em Fortaleza, desde 2005, o Ambulatório Popular de Dermatologia e de Procedimentos Estéticos (hoje localizado no Hospital Batista Memorial), que oferece procedimentos estéticos gratuitos ou a valores simbólicos para pacientes de baixo poder aquisitivo da região, iniciativa que já recebeu reconhecimento e louvor da Câmara dos Deputados do Estado do Ceará.

 A Biomedfor Eventos Médicos é uma empresa cearense que atua no mercado de eventos médicos desde 2005 anos, promovendo treinamento médico especializado. Surgiu da necessidade de seu diretor científico, o dermatologista Fabiano Magacho, então diretor científico da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME), de desenvolver a área de procedimentos estéticos não-cirúrgicos na região Nordeste, carente não só de possibilidades de formação, mas mesmo de profissionais dedicados ao tema, já em franco crescimento em todo o mundo naquele momento. 

Com esse escopo, a parceria Instituto Magacho/Biomedfor tornou-se um elo entre formadores de renome dentro e fora do Brasil, com os médicos interessados em desenvolver-se na área. Para tanto, promoveu, apoiou ou secretariou palestras, cursos, workshops, feiras e eventos os mais diversos na cidade de Fortaleza, hoje referência técnico-científica regional. 

Destaque pode ser dado aos cursos de pós-graduação lato sensu, em parceria com instituições de ensino superior, com todos os aspectos científicos e organizacionais secretariados e assessorados pela Biomedfor Eventos Médicos do Hospital Batista Memorial, por onde já passaram mais de 200 médicos em 6 anos.

 

A parceria IMES / Biomedfor Eventos também promoveu e organizou, desde 2011, seis edições da Convenção Norte e Nordeste de Cosmiatria e Procedimentos Estéticos Invasivos, o maior evento médico exclusivamente voltado aos procedimentos estéticos da região Norte e Nordeste, de caráter bienal e que atrai médicos também de todo o país e do exterior.

 

Em convênio com a Universidade Estadual do Ceará, as instituições promoveram, entre 2017 e 2022, o Curso de Especialização/Aperfeiçoamento em Cosmiatria e Procedimentos Estéticos Invasivos, pós-graduação lato sensu que atendeu mais de 60 médicos, entre dermatologistas, cirurgiões plásticos e outros especialistas. 

Somados os diversos cursos livres, workshops teórico-práticos e outras iniciativas de ensino presencial e à distância, temos o orgulho de já ter contribuído com a formação de mais de 1000 médicos em seus anos de existência. 

 

Atuando no ensino e treinamento de especialidades que demandam habilidades cirúrgicas e, portanto, treinamento prático, vemos no futuro o desafio e a oportunidade de, aproveitando o avanço dos recursos tecnológicos, conseguir flexibilizar as barreiras impostas pelo treinamento presencial, levando esse treinamento prático a ainda mais profissionais, reduzindo custos e deslocamento, além de oferecer mais segurança aos pacientes.

bottom of page